sábado, 16 de abril de 2005

Nova Chacina--Não é a Primeira, Não Será a Última

Mesmo atrasado, não poderia deixar de comentar a nova chacina na baixada fluminense... Trinta pessoas assassinadas randomicamente por membros do governo... Este site e tantos outros contra o desarmamento de civis vem alertando há anos para um dos grandes perigos da criação de um monopólio governamental do uso legal de armas: a concentração de poderes que tal política cria, e o inevitável abuso dessa concentração de poderes. É preciso repetir lorde Acton? Esse tipo de chacina ainda não ocorreu em Ipanema porque lá nossas elites têm seguranças armados que provavelmente retribuiriam. Mas nas zonas mais pobres da cidade o desarmamento civil já é realidade: diante das onerosas e estapafúrdias exigências para a posse legal de uma arma, as únicas opções para os pobres são não ter arma ou ter uma ilegalmente (Bom, algumas áreas pobres têm segurança armada, conhecidas no Rio como 'polícias mineiras'. Mas não se preocupe pois O Globo está investindo pesado contra estes grupos que conseguiram fazer mais pela paz do que qualquer órgão federal, estadual ou municipal. Afinal no Rio o certo é os traficantes 'dominarem tudo'). E pobre armado você sabe--necessariamente 'é bandido'. Então muitos optam por não ter arma, tornando as regiões pobres playgrounds de assassinos. Na chacina do Vigário Geral os assassinos até arrastaram vítimas de suas casas para executá-las na rua. Pode tamanha barbaridade contra um povo ligeiramente preparado para se defender?

Interessante notar que os editores de O Globo e membros da nossa elite-entreguista-parisiense-que-já-tem-visto-americano-no-passaporte não estão usando esta chacina para exigir o desarmamento da polícia. Fora alguns utópicos suicidas do Morra-Rio, essa gente entende que a ação de alguns maus elementos da polícia não requer uma política que vai por em risco 100% da nossa força policial engajada numa guerra-civil. Ou seja, essa gente entende que o negócio é punir os policiais que usam armas de forma indevida. Lamentavelmente essa gente só aplica este bom-senso aos membros do governo, deixando a vasta maioria da população de fora.

Tudo no Brasil é voltado para punir os legais. Se você quer empregar legalmente, construir legalmente, alugar legalmente etc, você está fuzilado. E apesar dos vastos resultados negativos destas barreiras legais--favelização da moradia, do trabalho, do varejo, dos transportes--, nossos governantes e certos membros da nossa elite querem agora erguer barreiras contra a defesa legal. Inacreditável...