domingo, 17 de dezembro de 2006

Não É Mais Possível Continuar Assim

Este weblog tem focado quase que unicamente no Sistema de Impunidade Brasileiro (ou Sistema de Injustiça), comumente conhecido como Judiciário. A razão é simples: Não acreditamos que armas legais são a raiz da violência brasileira. A raiz, ao nosso ver, é um governo voltado exclusivamente para a proteção de bandidos e inadimplentes. Os exemplos são diários e revoltam qualquer pessoa com um mínimo de bom senso. Aqui segue mais um:

Sandra Gomide, editora de economia do Estado de S. Paulo, namorava com Antonio Marcos Pimenta Neves, chefe de redação do mesmo jornal. Sandra terminou o namoro com Pimenta Neves. Pimenta Neves não aceitou e começou a perseguí-la. Demitiu Sandra e pediu a amigos da indústria que não a contratassem. Num domingo em agosto de 2000, Pimenta Neves seguiu para um haras onde sabia que a Sandra estaria. Foi armado. Quando chegou no haras, viu a ex-namorada e correu atrás dela. Ela saiu correndo. Pimenta Neves deu um tiro nas costas de Sandra, e ela caiu. Ele se aproximou com a arma em punho e disparou um segundo tiro, a queima-roupa, na lateral esquerda da cabeça de Sandra, acima do ouvido. Há pelo menos uma testemunha de tudo. Com o corpo de Sandra estendido no chão, Pimenta Neves voltou para o seu carro, manobrou e saiu. Ligou para o Estado de S. Paulo, contou o que tinha feito e perguntou se alguém sabia se a Sandra havia morrido. No mesmo dia também confessou o crime para o seu advogado.

Resultado no Sistema de Impunidade Brasileiro? Desde agosto de 2000 até hoje, Antonio Marcos Pimenta Neves passou 7 (sete) meses preso. Sete meses preso. Deve ser um recorde mundial de impunidade. E este recorde se deve não a um juiz de baixo escalão não, mas sim ao 'Supremo Tribunal Federal'. E quanto ganham mesmo os ministros do Supremo para proferir decisões com tal teor de injustiça?

Olha, pode haver independência de poderes, mas o país tem de dar um basta no Sistema de Impunidade Brasileiro antes que ele acabe com o país. Nem que seja emendando o diabo da constituição--o que não parece difícil já que ela é emendada quase que semanalmente--, o Brasil precisa urgentemente de um sistema que mantenha gente como o Pimenta Neves preso por pelo menos 20 anos. Caso contrário, se tornará comum a população civil fazer justiça com as próprias mãos, algo que já se vê com certa frequência. O Sistema de Impunidade Brasileiro consome milhões e milhões de reais da população e oferece resultados como este. Isto simplesmente não é aceitável, é crime.