quinta-feira, 2 de dezembro de 2004

E Mais Tentativa de Lavagem Cerebral do Globo...

O famigerado O Globo publica hoje uma notícia de destaque na primeira página dizendo que "Desarmamento Reduz em 18% Homicídios em SP". A qualidade da reportagem é tão boa que o jornalista Flavio Freire esqueceu até de dar a fonte dos dados. Mas detalhes pouco importam quando o objetivo é tentar lavar o cérebro do povo, custe o que custar. Dentro do jornal O Globo ainda tem a cara de pau de tomar emprestado o título do livro do Prof. John Lott ("More Guns, Less Crime") para intitular a reportagem como "Menos Armas, Menos Mortes". No seu livro John Lott dá um show de análise estatística com regressões lineares de múltiplas variáveis independentes para controlar tudo mais que poderia afetar as taxas de criminalidade além das leis de liberalização do porte. Sua análise também incluiu 3.054 condados americanos e se estende por 18 anos (de 1977 a 1994). Mas o Flavio Freire, um cara que talvez nem saiba o que é uma variança--muito menos uma regressão linear!--nos dá que a lei do desarmamento, aprovada ano passado, em 12 meses reduziu os homicídios em São Paulo em 18%! Que desgraça que uma das 'grandes' instituições do país não passe de uma máquina de propaganda--e uma de quinta categoria. Isso não é liderança intelectual mas sim desonestidade intelectual (se é que há qualquer coisa de intelectual nO Globo). Seguem abaixo duas cartas de leitores (já disponíveis na Internet mas que sairão na edição de amanhã) que o jornal teve a felicidade de publicar. Se publicaram estas duas devem ter recebido umas 2.000 semelhantes.
-----------------------

É uma afronta à inteligência dos leitores a reportagem da primeira página do GLOBO de hoje (2/12). Será que os editores acham que seus leitores não sabem diferenciar correlação de causalidade? Se menos de 2% das mortes por armas são causadas por acidentes, e bandidos não entregam suas armas, como pode o jornal colocar um título enorme dizendo que os assassinatos caíram por causa do desarmamento? Os assassinos entregaram voluntariamente seus AR-15, uma arma que sempre foi ilegal, diga-se de passagem? O Estatuto do Desarmamento é uma farsa, inútil ao desarmar somente os cidadãos de bem.

RODRIGO CONSTANTINO DOS SANTOS (via Globo Online, 2/12), Rio

A parcialidade da reportagem sobre o desarmamento não condiz com a imagem de um jornal da envergadura do GLOBO. Sem um mínimo de embasamento e estatísticas confiáveis, a reportagem ofende aqueles que respeitam e compram diariamente a publicação. Que a instituição tenha uma visão a favor do desarmamento eu posso respeitar, porém a parcialidade no maior jornal do país é vista com desconfiança e espanto.

CLÁUDIO CISNE CID