quarta-feira, 25 de maio de 2005

Situação Fora de Controle no Rio

Mas segundo estatísticas de entidades independentes, tais como o Ministério da Justiça, a compra de trabucos de viúvas e aposentados surtiu efeito e a criminalidade está diminuindo. Essa turma do governo acha que somos completos idiotas!
-----------------------------
Violência de volta à "Faixa de Gaza" (editor: Rio de Janeiro, naturalmente)

O Globo - Versão Impressa - 25/5/2005

Célia Costa, Fábio Vasconcellos e Marcelo Dutra

Confrontos entre policiais, moradores do Complexo da Maré e traficantes fecharam parcialmente ontem à tarde três das principais vias da cidade: a Avenida Brasil e as linhas Amarela e Vermelha. As interdições provocaram engarrafamentos nas principais saídas do Centro do Rio para as zona Norte e Oeste. Um helicóptero e o veículo blindado da PM, conhecido como caveirão, foram usados no combate aos bandidos. Durante o tumulto, um homem ainda não identificado morreu. À noite, houve nova troca de tiros, que causou o fechamento da Avenida Brasil e da Linha Amarela.

Os manifestantes protestavam contra policiais do 22 BPM (Maré), acusados de terem ferido, durante uma incursão na Vila dos Pinheiros, Júlio Lino Marceno, de 4 anos. O menino, baleado no joelho esquerdo, foi atingido na localidade conhecida como Ilha dos Macacos. Até o fim da noite, ele continuava no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB).

A confusão começou por volta de 16h30m, quando moradores e traficantes da Vila dos Pinheiros fecharam a pista da Linha Vermelha no sentido Centro, ateando fogo a pneus e caixotes. Os manifestantes foram rechaçados por policiais do 22 BPM. Apavorados com o barulho dos tiros e a quantidade de entulho ainda na pista, motoristas deram marcha a ré. Outros, como o proprietário do Palio GUS-3549, de Além Paraíba (MG), abandonaram seus carros e fugiram.

PMs foram atacados com três granadas
(editor: Isso no Rio já é comum, mas a proibição da venda de revólveres para a população de bem vai acabar com o uso desses armamentos pesados. hehehe)

Armados com fuzis e pistolas (editor: em geral pistolas .40 S&W e 9mm, isto é, armas que não são vendidas em lojas), os traficantes seguiram para a Avenida Brasil, fechando as duas pistas laterais no sentido Zona Oeste, em frente à Favela Boa Esperança. PMs do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE) que estavam na Fiocruz correram para o local e houve nova troca de tiros. Funcionários da Fiocruz foram impedidos de sair.

Um helicóptero e policiais de diferentes delegacias e unidades da PM, incluindo o Grupamento Especial Tático-Móvel (Getam), reforçaram o combate aos bandidos. As duas pistas ficaram fechadas de 17h até por volta de 18h. Na fuga, traficantes atiraram três granadas contra os policiais. Um homem foi ferido e levado para o HGB, onde morreu. Pouco depois, os policiais foram chamados pelo rádio para intervir em outro confronto. Dessa vez, na Linha Amarela no sentido Ilha do Governador, em frente à Vila do João. O coronel Roberto Penteado, comandante do BPVE, tentava, em vão, fechar a via em ambos os sentidos.

- Mandei fechar, mas o oficial que está lá na frente não entendeu a ordem e fechamos apenas no sentido Ilha ? dizia ele, enquanto os carros passavam em frente à favela.

Com os confrontos, o trânsito ficou caótico. Quem saía do Centro encontrou o tráfego parado no Elevado da Perimetral, sentido Zona Oeste, desde o Aeroporto Santos Dummont até o Elevado do Gasômetro, que também estava com trânsito lento. Motoristas que estavam na Avenida Presidente Vargas e na Praça da Bandeira precisaram ter muita paciência para chegar à Avenida Brasil, pois a Avenida Francisco Bicalho também estava congestionada. O Centro de Controle Operacional (CCO) da prefeitura informou que os congestionamentos na Avenida Brasil e na Perimetral chegaram a cerca de 15 quilômetros.

A Linha Amarela, sentido Ilha do Governador, teve o tráfego desviado na altura da Avenida Brasil. De acordo com a Lamsa, o engarrafamento de cinco quilômetros chegou até a saída 4, perto do Shopping Nova América. Já a Linha Vermelha teve o trânsito interditado várias vezes, provocando um grande congestionamento, no sentido Centro, que chegou até a altura da Rodovia Washington Luiz e da Via Dutra. A confusão deixou motoristas atordoados. O comerciante José Rodrigues Ferreira, que tem uma loja em Bonsucesso e voltava para casa em Botafogo, tentou vários caminhos para chegar à Avenida Brasil.

- Fiquei dando voltas até que resolvi ficar em Bonsucesso, esperando que a situação se acalmasse ? contou Ferreira.