sábado, 31 de julho de 2004

Devo desculpas aos caros leitores. Faz tempo que não atualizo nem o site, nem o weblog. Ao contrário do site do Viva Rio, que é financiado por milhares e milhares de reais de dentro e de fora do país, este site é um 'one-man show'. Qualquer um com um Q.I. com mais de dois dígitos sabe que essa história do 'lobby das armas' é papo para boi dormir. Lobby mesmo é o do entreguismo, que combina a rede Globo, o governo federal, o governo britânico e dezenas de outros grupos--palavras do próprio Viva Rio! Estive ausente por motivos pessoais: trabalho novo, duas mudanças nos últimos seis meses, muita viagem. Tentarei me dedicar.
* * *
Dia a dia estamos notando os efeitos da lei do desarmamento do governo Lula. A violência continua quebrando todos os recordes. Parece realmente não haver limite para o futuro da criminalidade no Brasil na medida em que ter uma arma legal em casa está se tornando mais e mais uma arte dos ricos ou daqueles que tem muito tempo à disposição. Na rua, só políticos, juizes e policiais podem carregar armas enquanto o resto anda a mercê dos bandidos. Não é nem mais preciso abrir os jornais--basta averiguar entre conhecidos, amigos e familiares quantos já foram vítimas da violência
* * *
É interessante: tenho amigos estrangeiros que acham que a nossa violência é fruto de "muita liberdade". Logo digo para eles que não--muito pelo contrário. Se nós tivéssemos no Brasil igualdade de liberdade, as coisas provavelmente estariam bem melhores. Eu só sairia de carro com uma MP-5 .40 no colo. Minha irmã poderia ir para o centro do Rio com um AR-15, dada a leveza da arma e do tiro. Meu irmão, que gosta de antiguidades, poderia andar com uma Thompson. O problema é que os que não cometem assassinatos, roubos e estupros em geral também não violam leis menos importantes, como as anti-armas. Portanto infelizmente nós não temos 'muita liberdade', mas sim uma liberdade extremamente limitada, da qual só criminosos e alguns agentes governamentais gozam--o resto da população o governo persegue e massacra com leis idiotas. E essa história de que 'seria o fim do mundo todos saírem armados' é uma tese que soa bem mas sem qualquer respaldo empírico. Em estandes de tiro do mundo todo casos de assassinato são raríssimos (a menos que o assassino também seja um suicida). Vermont é um dos estados mais pacíficos dos EUA e lá nem é preciso de licença para portar uma arma ocultada. A Suíça, onde todo homem tem de guardar em casa uma pistola ou fuzil, é um dos países menos violento do planeta.
* * *
A esquerda não acredita no 'trickle-down economics' do Reagan, mas curiosamente acredita em 'trickle-down disarmament'. O pior é que o primeiro comprovadamente funciona e o segundo até hoje é uma utopia que não funcionou na Inglaterra, não funcionou na Austrália e agora não está funcionando no Brasil.