quinta-feira, 22 de março de 2007

Interpretação da Decisão Judicial

Hoje é um novo dia, o que nos possibilita tomar conhecimento de mais um caso de bandido que fugiu do regime semi-aberto para matar, roubar, furtar, ferir, estuprar etc. Que maravilha. Pagamos milhões e milhões de reais para um bando de legisladores estúpidos passarem leis estúpidas. Depois pagamos outros tantos milhões para um bando de juízes estúpidos interpretarem estupidamente essas leis estúpidas. O resultado é o Brasil, onde a lei da impunidade parece ser uma lei da física, uma força tão forte, mensurável e constante quanto a lei da gravidade. Até o Oswaldo Araújo, que provavelmente nem terminou o primeiro grau, consegue interpretar de forma concisa e brilhante a decisão do juiz.

-------------------
O Globo Online - 21/03/2007
RIO - Policiais da Delegacia de Homicídios da Zona Oeste prenderam, no início da tarde desta quarta-feira, Oswaldo de Souza Araújo, conhecido como Chiquinho do Ouro, acusado de envolvimento no seqüestro do empresário Roberto Medina, na década de 90. Foragido há três meses do Presídio Vieira Ferreira Neto, em Niterói, na delegacia, Oswaldo falou tranqüilamente sobre sua extensa ficha criminal. São 29 anotações, a maioria por roubo. Durante seus 21 anos de cadeia, passou por quatro presídios.

Ele se orgulha de ter fugido de todos. A última fuga sequer consta do sistema penitenciário, segundo o delegado Paulo Henrique Silva Pinto, titular da DH-Oeste. Além do assalto de ontem, Oswaldo é suspeito de ter praticado outras duas “saidinhas de banco” na região. O delegado espera que as vítimas façam o reconhecimento.

O criminoso disse que estava preso em regime semi-aberto, mas isso não consta da sua ficha, segundo o delegado. Sobre a fuga, Oswaldo foi irônico:
— O juiz me mandou sair e voltar à noite. Nunca vi passarinho ficar preso durante anos e voltar para a gaiola. Eu é que não ia bater na porta do presídio para voltar.

Segundo os policiais, Oswaldo foi preso dentro de um ônibus, na Estrada do Mendanha, em Campo Grande, depois de render uma pessoa que acabara de sacar R$ 2 mil de uma agência bancária. O acusado chegou a atirar contra o pé da vítima, mas a bala apenas atingiu o tênis, não perfurando o pé. A arma travou e os demais passageiros reagiram e o contiveram. Os policiais passavam na rua no mesmo momento e o prenderam. Além da pistola calibre .40, roubada de um policial civil, ele portava uma identidade falsa. Oswaldo já foi condenado a 110 anos de prisão por vários crimes e tinha um total de 16 mandados contra ele. O preso será levado para a Delegacia de Homicídios da Zona Oeste, em Campo Grande.

Outro integrante da quadrilha que manteve em cativeiro por 15 dias o empresário Roberto Medina, Robson Roque da Cunha, o Robson Caveirinha, de 40 anos, é considerado foragido desde 24 de janeiro. Ele foi liberado do Presídio Edgar Costa, em Niterói, na manhã do dia 22, para visitar a família, e não voltou para a unidade. O benefício da visita ao lar, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), foi concedido pelo juiz auxiliar da Vara de Execuções Penais (VEP), Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo.